XVI Exposição de Oshibana-e

XVI Exposição de Oshibana-e

Data: 11 e 12 de novembro de 2017
Horário: 9:00-18:30
Local: Rua Frei Eusébio da Soledade, 84.
Vila Mariana – São Paulo – SP
*próximo estação do metrô Ana rosa

Realização: Alice Midori Imai e seus alunos.

Objetivo: Difundir esta maravilhosa a Arte de Oshibana-e no Brasil.

A Arte de Oshibana-e é a arte das flores, folhas e galhos prensados. “OSHI” em japonês significa prensar, apertar. “BANA” é flor e “E”, desenho, arte.

É uma arte japonesa que utiliza flores, folhas e galhos prensados para criar composições artísticas, quadros, objetos de decoração e presentes personalizados.
Utilizamos uma técnica de prensagem que mantém as cores naturais das plantas.

E desenvolvemos várias composições, trazendo a natureza para os trabalhos em molduras, cartões, gerando obras de arte singulares.

Mini Biografia:

Alice concluiu os estudos no Japão em 1998 (4 anos de curso) com renomada Escola de Oshibana-e “Fushigi na Hana Kurabu”, e aqui chegando em fev/1999 teve que adaptar seus conhecimentos, pesquisando e dedicado à pesquisa de materiais naturais de Oshibana-e durante 4 anos devido à diferença do clima do Japão para começar dar as aulas aqui no Brasil.

A primeira Exposição de Oshibana-e foi aberta em 2000 no Bunkyo e recebemos a participação da mestra do Japão Sra. Yumiko Kotaka (Coronet Atelier Heart) da Escola “Fushigi na Hana kurabu” neste evento.

Mestre Sugino, fundador de terceira geração da escola “fushigi na hana kurabu” “ふしぎな花倶楽部” já veio ao Brasil a convite da Alice e Sra. Yumiko Kotaka esteve pela 2ª vez.

A partir da Exposição de 2001 houve participação dos alunos da Ateliê de Oshibana-e.

Seu Ateliê está em atividade há 16 anos.

Alice Midori Imai recebeu a medalha de bronze na Categoria Craft na Grande Exposição de Arte Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social) em 2010 que marcou o início de reconhecimento desta arte “Oshibana-e” no Brasil l.

No ano passado suas duas obras foram apresentadas na reabertura do Pavilhão Japonês no Parque Ibirapuera na Exposição “O olhar Japonês no Brasil” (21/01/2016 a 28/02/2016) que reuniram artistas de diferentes manifestações culturais no Parque Ibirapuera.

E no Ano passado comemoramos os ensinamentos e orientação da Alice que a assistente Sra. Tieko Furuyama recebeu o prêmio de bronze na categoria Craft na Grande Exposição de Arte Bunkyo e mais 3 alunos foram classificados no mesmo evento.

Temos recebido os apoios na XV Exposição de Oshibana-e da Fundação Japão (do governo Japonês); Fundação Mokiti Okada (M.O. A); IACE (Instituto de Arte Cerâmica); IPK (Instituto Paulo Kobayashi); JCI Brasil-Japão (Junior Chamber Internacional Brasil-Japao); Editora JBC; Artistas Mari Kanegae (Origami) e Luiza Okubo (Washi-e).

Este ano fechamos os contratos de Workshop de Oshibana-e na SESC Pompéia e SESC Pinheiros para associados.

No Japão, as empresas oferecem aulas de Oshibana-e aos seus colaboradores proporcionando relaxamento e concentração através desta arte. Desenvolve a capacidade de concentração e criatividade de cada um e não tem idade para começar aprender.

Temos uma aluna de 93 anos Sra. Kiyo, ela faz os quadros maravilhosos (Ela não vende seus quadros, ela faz para dar presente para seus parentes).

Participação Especial:

Participação da Artista renomada de Kirigami Naomi Uezu no workshop e apoio do evento (Ateliê Naomi Uezu)

Responsabilidade Social:

– Estamos convidando 10 alunos entre 11-13 anos, a professora de língua portuguesa Jaqueline Flores e os responsáveis dos alunos da Escola pública ¨EMEF Armando Arruda Pereira” (Distrito Jabaquara) para participar no 1 workshop de origami e 1 workshop de Oshibana-e com material incluso no dia 11/11 de manhã das 9h30-10h30 e 10h45-11-45 respectivamente.

O objetivo é que os alunos tenham oportunidade de conhecer asartes japonesas, pois estas atividades trazem maior concentração e criatividade. Os trabalhos manuais fazem bem para as pessoas proporcionando bem estar e equilíbrio, para nos esquecermos dos problemas e das preocupações do dia a dia e podem até melhorar os relacionamentos entres Professores e Alunos.

A Editora JBC, apoiadora do evento, vai conceder alguns livros com títulos de: culinária japonesa, Culinária melhores receitas, as Histórias preferida das crianças japonesas, gestos japoneses, para descolar em japonês e alguns mangás para o evento e vamos doar estes livros para a Biblioteca da EMEF Armando Arruda Pereira com Ensino Fundamental I (532 alunos), Ensino Fundamental II (343 alunos) e EJA-Educação de jovens e adultos (254 alunos) matriculados para ter mais acesso à cultura japonesa e a educação japonesa.

Site do Oshibana-e: http://www.oshibana-e.com.br/

Na seção da galeria do link acima, se você clicar nos quadros poderá verificar que são pétalas de flores, mas olhando de longe parece pintura.

Segue reportagem da editora JBC referente à Exposição do ano passado: https://madeinjapan.com.br/2016/11/14/exposicao-de-oshibana/

Na 10ª Grande Exposição de Arte Bunkyo, onde em 2010, Alice recebeu prêmio de bronze na categoria Craft onde pela primeira vez foi reconhecida a Arte de Oshibana-e no Brasil.
No ano passado, a assistente da Alice, Sra. Tieko Furuyama recebeu o prêmio de bronze na categoria Craft. E mais 3 alunos foram  classificados na Exposição do Bunkyo.

Todos os anos na Exposição de Oshibana-e temos recebido entre 300-400 visitantes.

Programação:

Apoio:

– Consulado Geral do Japão em São Paulo;
– Editora JBC;
– Fundação Japão;
– Fundação Mokiti Okada;
– IACE (Instituto Arte Cerâmica);
– IPK (Instituto Paulo Kobayashi);
– JCI Brasil-Japão;
– Kami Arte;
– Atelier Naomi Uezu;
– Washi-e.

Patrocinadores:

Micron Pulverizadores
Century Travel
VMPG Investimentos.

Participe!


Algumas das obras da artista: